top of page

“Podcast Uma Nova Sugestão


Pessoal, essa semana recebi a sugestão para um novo post em nossa nau, quem sugeriu foi um grande amigo, altruísta intelectual o Professor Thiago Livão Leon.


O post é sobre “Podcast” uma tecnologia que está fazendo muito sucesso entre os amantes da comunicação.


O Podcast é um arquivo de áudio, que você mesmo produz em formato MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) ou AAC que é Advanced Audio Coding (AAC). Simplificando, na verdade consiste numa gravação em áudio ou vídeos, que vai abordar um determinado tema, ou assunto. Os usuários do podcast debatem sobre temas diversos dando sua opinião, discutindo, contando histórias.


Os temas são variados como por exemplo: sobre ciência, política, notícias, sobre jogos, livros, cinemas, quadrinho e os de humor.


O termo “Podcast” é uma palavra composta da junção do prefixo “Pod” do radical Pod-Personal On Demand, no qual é tirada de iPod e broadcast, no qual retira-se o sufixo do radical, neste caso o “cast”. Então forma-se o nome desta tecnologia “Podcast”, esclarecendo o nome desta tecnologia foi usada pela primeira vez por Dannie Gregoire, jornlaista Inglês em um artigo no “The Guardian”, para relatar a inovação utilizada por Adam Curry, que na época era um VJ da MTV.


O Podcast é um sucesso, graças há vários programas que estão surgindo que aumenta a eficiência e a difusão desta tecnologia.


O argonauta efetuou uma busca dos melhores aplicativos para ouvir podcast no seu sistema Android disponíveis para baixar na Play Store.


A lista é a seguinte: o Podkicker é muito prático, o PodStore é um dos melhores e indica do por alguns sites de Podcast, o BeyondPod é sofisticado com gerenciadores de podcast e por último em nossa lista o Doggcatcher é um dos mais completos da Play Store, porém não está disponível no Brasil.


Para concluir nosso post, segue um vídeo bem didático sobre o tema, e links mais visualizados de Podcast indicado pelo Prof. Thiago Livão Leon. É só clicar na logo para iniciar sua viagem pelo mundo do Podcast.


O QUE É PODCAST



LINKS DE PODCAST



bottom of page