top of page

Você acredita na Mídia?


Imagem reprodução da Web

O saudoso “Raul Seixas”, nos deixou um legando cultural fantástico, sua contribuição é visível na música, no qual influenciou toda uma geração, que não cansa de admirar a genialidade e a personalidade do soteropolitano.

Na semana passada estávamos escutando a musica “Cowboy Fora da Lei” e usarei o refrão da mesma para iniciar o post.“Eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu

sou capaz, não quero ir de encontro ao azar”.


O que quer dizer isso? Traduzindo leitores, é que os jornais (mídias) não são mais confiáveis, não dá para acreditar 100% pois seremos induzidos a acreditar em falácias e tomar posições e valores equivocados. No Brasil todos nós sabemos quem são os grupos que detém o poder da comunicação, e que tais grupos não vendem mais jornais ou revistas, mas segundo alguns especialistas como “Noam Chomsky” vendem notícias, ou seja vendem a verdade com um preço bem barato e que com consequências desastrosas. Segundo uma reportagem do BBC Brasil de 2011, a mídia no Brasil é fatiado da seguinte maneira :“indústria televisiva, três deles têm maior peso: a família Marinho (dona da Rede Globo, que tem 38,7% do mercado), o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus Edir Macedo (maior acionista da Rede Record, que detém 16,2% do mercado) e Silvio Santos (dono do SBT, 13,4% do mercado).” não podemos esquecer de outras famílias poderosas que detém também parte da mídia no Brasil, a “ família Marinho também é proprietária de emissoras de rádio, jornais e revistas, Roberto Civita, que controla o Grupo Abril, os Frias, donos da Folha de S.Paulo, e os Mesquita, do O Estado de S. Paulo, tais fazem parte do peso desta balança de poder, são conhecidos como os pequenos “Barões” da comunicação e todos tem o poder da verdade, verdade esse que tem um preço e um valor.


No outro prato da balança, temos o maior dos concorrentes destes barões, a “Internet” com seus milhares de aplicativas, sites, blogs, mídias sociais que estão tirando o faturamento e o sono dos poderosos da comunicação.

Neste caminho digital a verdade começou a aparecer, ou seja, o grande publico começou a ter acesso a várias informações de qualidade e sem filtros dos editores ou dos patrocinadores dos jornais. A verdade nos começou aparecer de forma simples e direta, quebrando o mito da credibilidade dos grandes jornais. Isso é incrível, pois nós começamos a perceber que “ não precisamos ler jornais, mentir sozinhos somos

capazes, não queremos ir de encontro ao azar” .


Então, como fugir desta mídia viciada, que nos oculta a verdade, que da noite para o dia, cria “Herois” e “Vilões”, “Julga e Condena” sem o direito de defesa. Não é uma tarefa fácil, porém, sugerimos que você seja bem eclético em suas escolhas, assine várias páginas no facebook de mídias de comunicações, como por exemplos: os jornais tradicionais, jornais alternativos, jornais internacionais e nacionais, revistas de seguimentos diversos, lembrando que essas sugestões são para que você tenha uma maior certeza do que está lendo.


Segue algumas sugestões de mídias alternativas que fazem parte do nosso métier, essas mídias nos apresentam na maioria da vezes informações sem filtros e em tempo real na nossa timeline do facebook.


Links de Mídias Alternativas


A Mídia Ninja - https://www.facebook.com/midiaNINJA/?fref=ts

Jornalistas Livres - https://www.facebook.com/jornalistaslivres/?fref=ts

RT- https://www.facebook.com/RTnews/?fref=ts

Opera Mundi -https://www.facebook.com/operamundi.br/?fref=ts

Zona Curva-https://www.facebook.com/ZonaCurva/

Le Monde Diplomatique Brasil - https://www.facebook.com/diplobrasil/

Art Against -https://www.facebook.com/artagainstproject/

swissinfo - https://www.facebook.com/swissinfo/

A Revolt Digital Anarchy - https://www.facebook.com/a.revolt.digital.anarchy/

Fora Coronéis da Mídia - https://www.facebook.com/foracoroneisdamidia/

Revolution News - https://www.facebook.com/RevNews/

Pravda - https://www.facebook.com/english.pravda/?fref=ts

The WorldPost - https://www.facebook.com/theworldpost/?fref=ts

The Guardian - https://www.facebook.com/theguardian/?fref=ts

Spotniks - https://www.facebook.com/spotniks/?fref=ts

Democracy Now! - https://www.facebook.com/democracynow/?fref=ts

The Intercept Brasil - https://www.facebook.com/TheInterceptBr/?fref=ts


Tags:

bottom of page