O jovem no Brasil nunca é levado a sério

October 27, 2016

           No dia 26/10/2016, a Estudante Ana Julia Ribeiro de 16 anos do Col. Estadual Senador Manuel Alencar Guimarães, da cidade de Curitiba  deu uma aula de democracia aos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná. Não foi uma aula qualquer, não foi aos moldes da decoreba ao estilo jogral! Foi muito mais que isso, foi uma aula que demonstrou que as alunas e alunos, são críticos, tem informações e não são bobinhos como muitos imaginam!

 

              O interessante de tudo isso, foi que a Ana Julia é o esteriótipo de alunos e alunas do Ensino Médio, e como eles não são tratados com o devido respeito e dignidade em relação a sua opinião.

 

            Para quem não sabe, temos milhares Ana Julia em nossas escolas! Porém, nós professores, pais, pedagogos, diretores e funcionários, não os percebemos como seres pensantes por um simples motivo: os tratamos com indiferença e os subestimamos.

 

           Isso é tão real, que música “Não é Sério” composta por Chorão, Champignon, Pelado e a Negra Li expressa essa realidade triste e cruel.

 

               O discurso da Ana Julia foi breve e muito objetivo, foi clássico, foi surpreendente no qual justificou as ocupações, criticou a PM 746 e a PEC 241, bem como expressou com propriedade a legislação e seus direitos como estudante diante de políticos profissionais da Alep-PR.

 

            Sua atitude, coragem e competência fez quebrar um paradigma sobre nossos alunos, que eles são manipulados, são ingênuos e desinformados! Isso não é verdade! Quem está em sala de aula, sabe muito bem disso! Eles são críticos, criativos e informados!

 

            Queria Eu, que alguns colegas de trabalho, fossem como a Ana Julia, críticos, criativos e informados para perceber que o mundo é muito maior que suas necessidades individuais!

 

 

 

 

“Não é Sério”

 

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério
Sempre quis falar
Nunca tive chance
Tudo que eu queria
Estava fora do meu alcance...
Eu sei como é difícil acreditar
Mas essa porra um dia vai mudar
Se não mudar, pra onde vou
Não cansado de tentar de novo...
É o Sistema que tem que mudar
Não se pode parar de lutar
Senão não muda
A Juventude tem que estar a fim
Tem que se unir
O abuso do trabalho infantil, a ignorância
Só faz destruir a esperança

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

Please reload