top of page

Talharim do Argonauta


Foto Daniel Mota

A história do macarrão é bem confusa e tem distintas fontes, porém a palavra "macarrão" vem do grego “makaria” que significa caldo de carne com pelotinhas de farinha de trigo e cereais. Acredita-se que os latinos da época de Cristo saboreavam um prato de caldo de favas e massa de trigo e água, da qual chamavam de “macca”. Outro registro que é o mais interessante e é o único com registro histórico é o caso do soldado genovês Ponzio Bastione no qual deixou de herança à sua família uma “cestas de massas” que ele chamou de “macarronis” este registro ocorreu no ano de 1279 em Gênova Itália.


Bem, história a parte! O post trata-se de uma singela receita que fiz hoje para comemorar e celebrar o amor e a felicidade em família!


Nunca imaginei que seria capaz de fazer macarrão em casa, pior, acreditava que era muito difícil fazer essa iguaria.

Pessoal, digo com todas as letras "Foi um prazer", foi muito fácil, foi delicioso fazer essa prato para as pessoas que amo muito.


A receita é fácil, ou melhor muito fácil, fácil pra caralho!

O mais saboroso foi ver a Ana e o João Mota, se acabando na segunda pratada! Confesso que fiquei assustando ao ver meus amores comendo o macarrão com tanta verocidade, não por medo de passarem mal, mas por não sobrar nada para Eu jantar.


Mas, para minha sorte e com muita oração de glutão, sobrou um pouco para saborear e tirar a foto do post.

Então, navegadores e navegadoras segue a receita do "Talharim do Argonauta" com bacon e alho.

Ingredientes para fazer a massa de macarrão

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g)

  • 4 ovos

  • 3 colheres (chá) de sal

  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo da massa de macarrão

  1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro.

  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o centro da tigela com farinha - se um estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras. Aos poucos, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela, em sentido horário.

  3. Assim que a farinha incorporar os ovos, misture e amasse com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia - isso leva cerca de 15 minutos. Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.

  4. Polvilhe a bancada de trabalho com um pouco de farinha. Desembale, transfira para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida a massa em 4 partes - assim fica mais fácil para abrir. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e, com o rolo de macarrão, abra uma das partes da massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm - a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura.

  5. Para fazer o talharim: polvilhe farinha sobre a massa e dobre, no sentido do comprimento, 4 vezes - é importante dobrar a partir de um dos lados menores do retângulo, assim os fios de macarrão ficam mais longos; corte a massa em fatias de cerca de 0,5 cm; solte os fios e transfira para a assadeira polvilhada com farinha. Repita com o restante da massa.


Receita da Massa Rita Lobo

Talharim ao Óleo, alho e bacon

  • todo o talharim caseiro

  • 1/2 xícara (chá) de azeite

  • 200 gramas de bacon

  • alho cortado em lascas a vontade

  • sal a gosto

  • cebola a gosto

  • salsinha a gosto

  • cebolinha verde a gosto

  • manjericão agosto

  1. Coloque o azeite em uma frigideira e leve ao fogo médio. Quando aquecer, junte o bacon, a cebola, o alho deixe fritando até o bacon dourar, depois adicione a cebolinha, a salsinha e o manjericão. Desligue o fogo e regue sobre o talharim cozido.

Receita do Argonauta


bottom of page