Estudantes de Escolas Federais, são exemplos de educação no Brasil.

December 13, 2016

No dia 08/12/2016 a jornalistas Helena Borges do Jornal The Intercept Brasil fez um post muito bom sobre a educação e o exame Pisa. O post tem como titulo "ESTUDANTES FEDERAIS TÊM DESEMPENHO COREANO EM CIÊNCIAS, MAS MEC IGNORA".  Segue em anexo o post completo para você ter o conteúdo na integra. O texto nos apresenta a ideia que existe um modelo de escola que tanto almejamos, porém falta por interesse dos políticos para que esse modelo prospere em nosso país, ele é descartado até mesmo pelas autoridades de educação. Ou seja, não há interesse em investir na educação.

Infelizmente a educação nunca foi  foco no Brasil, isso se reflete nos números estatísticos e na realidade dos analfabetos funcionais.  É triste viver em um país onde a educação  não é prioridade, onde o  descaso e a indiferença sejam regras.

O que é o Pisa? O Programme for International Student Assessment (Pisa) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.O programa é desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em cada país participante há uma coordenação nacional. No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

 

 

Professor Daniel Mota, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Especializado em Ética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, pós-graduando na UNESPAR Campus Apucarana, em Gestão de Empresas, e é funcionário da Secretária de Educação do Estado do Paraná.

 

 

Please reload