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"Sujeito a termos e condições", e o fim da liberdade subjetiva em Hegel.


Em 1996 estava me formando em Filosofia pela UFPR, neste mesmo ano tive o privilegio de conhecer o Dr. Cesar Augusto Ramos, um cara genial, um sujeito eloquente e profundo conhecedor do pensamento de Hegel. Na época consegui estudar alguns capítulos de sua tese de doutorando, no qual abordava o tema da liberdade subjetiva em Hegel. Lí partes deste trabalho, foi muito bom, estudar com um sujeito que acabara de terminar o seu trabalho na Alemanha. Bem! O que tem a haver o Professor Dr. Cesar Ramos com o titulo do nosso post?

Na verdade o titulo do post é uma comparação com um documentário que tem o titulo em português "Sujeito a termos e condições" ou com título original "Terms and Conditions May Apply". Esse documentário que assisti essa semana, traz uma paradoxo das ciladas e armadilhas quando aceitamos os termos e as condições para baixar um programa ou um contrato de termo de uso na internet.


O documentário foi dirigido por Cullen Hoback e tem participação de algumas celebridades do mundo digital como Raymond Kurzweil, Joe Lipari, Mark Zuckerberg e outros.


Esse documentário trás a tona a ideia de que já perdemos a nossa liberdade subjetiva, quando aceitamos os termos e as condições, o nosso poder de escola foi usurpado. Ou seja, perdemos imediatamente nossa liberdade de escolha. Segundo o Prof. Dr. Cesar: “Hegel assume de forma vigorosa a ideia de que a liberdade subjetiva é uma determinação do indivíduo moderno, um atributo do sujeito no exercício da sua liberdade individual. O indivíduo age segundo a autonomia da sua vontade sem submetê-la a nenhuma limitação que não passe pelo seu conhecimento”.


A profecia feita por Hegel que no futuro o homem perderá a sua liberdade subjetiva, é mais real que imaginamos, e é justamente isso que o documentário busca revelar o que vem sendo feito pelas corporações e os governos que possuem acesso ilimitado as informações dos usuários através de bancos de dados em computadores e celulares, permitidos de serem acessados ao se clicar "aceitar" em um termo de uso.







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