top of page

É melhor ser ateu, do que Hipócrita!


Jorge Mario Bergoglio, conhecido como “Papa Francisco” é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano, Nascimento: 17 de dezembro de 1936, Flores, Buenos Aires na Argentina, deu mais uma demonstração do que veio fazer e porque veio.


No dia, (23/02) o Papa Francisco, soltou o verbo na homilia da missa matutina celebrada, nesta quinta-feira (23/02), na “A Domus Sanctae Marthae”, ou a Casa de Santa Marta.


Iniciou sua fala com a seguinte afirmação: “Não escandalizar os pequeninos com a vida dupla, porque o escândalo destrói”.


Segundo a transcrição da Rádio Vaticano, o Papa Chico, continuou explicando, o conceito de escândalo: “Mas o que é o escândalo?


O escândalo é dizer uma coisa e fazer outra; é ter vida dupla. Vida dupla em tudo: sou muito católico, vou sempre à missa, pertenço a esta e aquela associação; mas a minha vida não é cristã. Não pago o que é justo aos meus funcionários, exploro as pessoas, faço jogo sujo nos negócios, faço lavagem de dinheiro, vida dupla.


Alguns católicos são assim. Eles escandalizam. Quantas vezes ouvimos dizer, nos bairros e outras partes: ‘Ser católico como aquele, melhor ser ateu’.


O escândalo é isso. Destrói. Joga você no chão. Isso acontece todos os dias, basta ver os telejornais e ler os jornais. Os jornais noticiam vários escândalos e fazem publicidade de escândalos. Com os escândalos se destrói.”


O Papa Francisco, foi mais longe, exemplificou o que uma vida dupla e hipócrita, quando cita o exemplo de uma empresa importante que estava à beira da falência.


Segundo a homilia: “As autoridades queriam evitar uma greve justa, mas que não faria bem e queriam conversar com os chefes da empresa.


As pessoas não tinham dinheiro para arcar com as despesas cotidianas, pois não recebiam o salário.


O responsável, um católico, estava de férias numa praia no Oriente Médio e as pessoas souberam disso mesmo que a notícia não tenha saído nos jornais. “Estes são escândalos”, afirmou o Papa Francisco: “No Evangelho, Jesus fala daqueles que escandalizam, sem dizer a palavra escândalo, mas se entende: ‘Você chegará ao Céu, baterá à porta e: Sou eu, Senhor! Não se lembra? Eu ia à Igreja, estava sempre com você, pertencia a tal associação, fazia muitas coisas. Não se lembra de todas as ofertas que eu fiz? Sim, lembro-me! As ofertas! Lembro-me bem: todas sujas, roubadas aos pobres. Não o conheço. Esta será a resposta de Jesus aos escandalosos que fazem vida dupla.”


Bergoglio, continua em sua homilia e faz uma genealogia do que é ter uma vida dupla: “A vida dupla provém do seguir as paixões do coração, os pecados mortais que são as feridas do pecado original”.


O auge de sua exortação ele foi objetivo e direto e sugere que: “é melhor ser ateu do que um dos vários católicos que vivem uma vida hipócrita e dupla”.



Professor Daniel Mota, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Especializado em Ética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, pós-graduando na UNESPAR Campus Apucarana, em Gestão de Empresas, e é funcionário da Secretária de Educação do Estado do Paraná.




bottom of page