Carta de um pai comunista ao filho neoliberal.

June 18, 2017

 

                                                                                                                              Apucarana, 18 de junho de 2017.

 

Ao Sr. Vitor Atom

 

Rua dos Sonhadores, 2109

Bairro da Felicidade.

Cep.: 86.800-000 Apucarana – PR.

 

Estimado Filho, escrevo essa carta, para expressar o meu amor e a minha admiração por você! Sou seu maior fã, e sei que como fã, tenho que limitar meu tietismo. Mas confesso que é impossível se limitar, quando se ama alguém de forma incondicional.

 

Querido, nesta semana, você disse que era neoliberal! Confesso que fiquei surpreso com tamanha expressão de personalidade, bem como, com sua coragem de expressar sua ideologia política de uma forma genuína e ufânisticamente.

 

Filho, não tenho o direito como pai de tentar lhe convencer sobre os benefícios e os malefícios do neoliberalismo, mas, cabe apenas a nós respeitarmos sua decisão.

 

Então! Filho corajoso, em conversa com a minha companheira (sua mãe) decidimos que vamos respeitar sua decisão de desfrutar do neoliberalismo e de suas doces ilusões.

 

Meu querido filho, fique tranquilo! Não vamos mais lhe importunar com os afazeres domésticos desagradáveis, tudo isso, para que você tenha uma verdadeira experiência neoliberal.

 

Para que essa experiência seja positiva, precisamos acertar alguns detalhes referente ao nosso relacionamento e convívio em casa.

 

Afirmamos que você não deixará  de ser nosso filho e tão pouco, o nosso amor deixará de existir por você. Mas, é necessário que você realmente viva segundo seus princípios e valores conforme  sua ideologia.

 

Então, partir do recebimento desta carta, eu e minha companheira não seremos mais seus responsáveis legais, seremos um governo neoliberal para que você desenvolva a meritocracia tanto defendida.

 

A partir do recebimento desta, vamos emancipar sua condição jurídica, vamos antecipar suas responsabilidades, vamos antecipar sua maior idade, para que não sejamos responsabilizados por omissão de incapaz ou maus tratos. E a partir da emancipação pública, você, passará ter direitos de adulto mas, também receberá junto alguns os deveres para com a sociedade.

 

Seu plano de celular será cancelado para que você tenha o privilégio de manter com seu próprio dinheiro, deixaremos o aparelho celular com você pois, foi presente de aniversário e não queremos ser injustos com você neste momento.

 

A matricula da escola particular será mantida até o final do bimestre para que você decida, se vai estudar ou trabalhar, se decidir fazer ambos, fique atento aos prazos de matricula, mas leve a sua emancipação publica para fazer a matricula se decidir estudar.

 

O seu cachorro, (Tião) não lhe pertencerá mais, pois vamos confisca-lo para que o mesmo não sofra maus tratos. Afinal, muitos cães também é gente para os neoliberais, e nestas circunstância alguns vivem melhor que muitas crianças em nosso Brasil.

 

A assinatura do Netflix vamos manter, porém trocaremos a senha para que ninguém roube o sinal, para que pessoas, que não podem pagar não há utilizem.

 

O computador da sala (desktop), não será mais de uso coletivo, somente de uso privado e vamos colocar senha e desinstalar todos os jogos e aplicativos que não pertencem aos verdadeiros donos.

 

Avisamos que após a emancipação pública, não faremos mais refeições em casa eu e a minha doce companheira, vamos desfrutar da gastronomia local com sabores internacionais, pois, merecemos desfrutar dos prazeres da vida e do nosso dinheiro. Com isso queremos dizer filho, que a sua alimentação será por sua conta e por sua responsabilidade.

 

Filho, comunicamos que a máquina de lavar roupa será vendida, pois minha companheira disse, que anda muito cansada de lavar roupas, então! Decidimos que vamos pagar para lavar nossas roupas na lavanderia, pois fazendo as contas percebemos que e fica mais barato e teremos mais tempo para nós.

 

Sobre seu quarto, vamos alugar! Informamos que será por um preço justo, baseado na Lei 8.245/91 – Lei do Inquilinato, se houver interesse de sua parte, nos comunique o mais rápido possível mas, lembre-se, precisamos de um fiador para fazer o contrato, e sobre as despesas com a conta de energia e de água esclarecemos que será fracionado com o inquilino e pelo número de pessoas que residem no local, para que seja justo o valor pago.

 

Por questões de economia, vamos cancelar a internet eu e a minha adorada companheira decidimos comprar celulares mais modernos com um plano que venha com esse serviço.

 

Conversando com sua mãe, vamos continuar saindo, para fazer nossos lanchinhos no meio da tarde semanalmente, e você sempre será nosso convidado, porém, precisamos acertar o detalhe da conta, cada um paga o seu. Filho, isso se você possuir disponibilidade de tempo e dinheiro para sair.

 

Filho querido! Precisamos de alguém que limpe o cocô do cachorro e corte a grama, se houver interesse de sua parte, nos avise. Caso contrário, vamos contratar um jardineiro ou alguém que precise deste trabalho. Sobre o pagamento, não será muito, mas o necessário para não perder o dia, melhor pouco com Deus, do que nada sem ele.

 

No mais filho querido, não temos muito para dizer, somente agradecer pelo filho maravilho que temos e que sua experiência seja bela e positiva.

 

Filho, não esqueça de ler os clássicos da literatura neoliberal como: Milton Friedman, Ludwig Von Mises e John M. Keynes para você não desanimar diante das dificuldades, e lembre-se, eles adoram trabalhadores neoliberais, só existe rico, porque existe trabalhadores.   

 

Querido filho, seja forte, seja firme nos seus ideais, mantenha a cabeça erguida, e não esqueça das máximas liberais:  “não confie em ninguém”, “there is no free lunch”, tradução literal: “Não existe essa coisa de almoço grátis” e “quem tem pena, saí despenado”, e a mais sublime de todas: “o trabalho dignifica o homem”.

 

No mais, filho adorado desfrute da meritocracia da sua liberdade e da sua dignidade.

 

Ah! Se precisar de alguma, deixe recado na secretaria eletrônica, mas por favor não ligue a cobrar.

 

Beijos, de seu pai que lhe tanto lhe ama.

 

Atenciosamente,

 

Daniel Mota

 

_________________________________________

A carta é apenas uma metáfora, para explicar de forma didática, quanto pode ser cruel um Estado que abandona seus cidadãos, sem dar oportunidades iguais e dignidade, acreditamos que o neoliberalismo é uma doutrina  das mais cruéis que um governo pode adotar para a sociedade em nome da falácia da liberdade.

Please reload