top of page

Racismo, por Larissa Gabriela


Estamos vivendo no século XXI e apesar de ser considerado o século da informação, ainda nos deparamos com um grande problema impregnado em nossa sociedade, o racismo.


Quando falamos de racismo a maioria das pessoas pensam, somente em negros, mas o discurso vai além disso, devemos-nos lembrar de muitas outras populações existentes, por exemplo os indígenas que ainda vivem à margem de nossa sociedade, assim como os negros.


Diversas pesquisas relatam que a maioria das pessoas que tem uma baixa renda familiar são negras ou indígenas, também deve ser lembrado que esses dois grupos étnicos não têm acesso à educação, ao saneamento básico, causando problemas de saúde e de socialização.


Ao passar dos anos o racismo foi naturalizado na sociedade, por esse motivo devemos quebrar essa romantização do tema e parar de acreditar que depois que a lei Áurea foi criada ele deixou de existir, pois ele ainda existe. Devemos aguçar novamente nosso senso crítico e debater mais assuntos como este, para que, por exemplo, programas de inclusão social destinados a essas pessoas não tenham mais a necessidade de existir.

Tags:

bottom of page