top of page

Apucarana para o séc. XXI


Hoje acordei pensando como Apucarana é tranquila em comparação com outras cidades, neste pensar matinal, fiquei imaginando como nossa cidade poderia dar um pouco mais de alegria cultural para sua juventude, bem como, atrair capital para fomentar economia local, em momento de crise que estamos passando agora.


Então, neste contexto, temos que aproveitar nossa posição geográfica privilegiada, pois muitas pessoas passam por nossas estradas para seguir outros destinos, como Curitiba, São Paulo e Santa Catarina.


Outro fator importante é a população da Região Metropolitana de Apucarana que tem 23 Municípios com um PIB de R$ 3.214.633,037, uma população com 302.416 habitantes, uma renda per capita de R$ 10.629,83 e um IDH alto de 0,782.


Sabendo disso, porque não concatenar o útil ao agradável, o lazer tipicamente pé vermelho com uma agenda cultural mais diversificada sem perder nossas origens e que tragam receitas para nossa cidade.


Então, nesta perspectiva é necessário fazer alguns projetos que atraiam consumidores, capital e investimentos para Apucarana.


Não podemos esquecer, que tais projetos só serão bem aproveitados se as pessoas envolvidas, não tenham apenas boa vontade, mas sejam visionárias, persistentes e tenham capacidade profissional, apoio técnico e financeiro do poder público juntamente com a iniciativa privada para planejar e executar os projetos sugeridos.


A lista é longa e ousada com os seguintes projetos:


01. Fechar a Avenida Curitiba para o transito de automóveis, transforma-la em calçadão, no início da quadra da Rua Prof. João Candido Ferreira seguindo até a Praça do Redondo com a Rua Miguel Simeão.


02. Promover uma agenda cultural efetiva para Apucarana, que traga gente e dinheiro para o nosso comércio.


03. Investir em esportes náuticos, no Lago Jaboti e no Parque da Raposa como: Remo, Caiaque, Jet Ski e outros esportes aquáticos.


04. Promover uma agenda para o pessoal do motocross, principalmente para os trilheiros Off Road, pois temos uma multidão de praticantes.


05. Promover a prática de esportes com bicicletas, como o Mountain Bikes e Bikes Urbanas, pois temos muitos praticantes que fazem investimentos pesados neste esporte.


06. Construir um velódromo para colocar Apucarana no mapa do ciclismo, temos muita gente que pratica o ciclismo de forma profissional, e por falta de espaço especifico e as condições amadoras, perdemos muitos talentos do mais alto gabarito profissional.


07.Promover eventos de Skate Street e Skate Vertical, temos uma geração de celebridades em Apucarana e atletas profissionais patrocinados por grandes marcas.


08.Promover eventos de Karate, em nossa cidade temos vários atletas campeões de diversas categorias, bem como campeões paranaenses, brasileiros, sul americanos e outros.


09.Promover uma agenda de rodeios, torneios equestres, cavalgadas pois temos diversos amantes destes esportes em Apucarana, nossos jovens percorrem distâncias incríveis para desfrutarem deste clima sertanejo e das festas com muita alegria e dinheiro no bolso.


10.Promover competições de rally off-road, pois temos muitos praticantes desta modalidade, somos abençoados com campeões off-roads que investem muito e são patrocinados por diversas marcas internacionais.


11.Criar o “Mercado das Pulgas” na praça central aos moldes das grandes cidades, com artistas, poetas, pintores, escultores, músicos, colecionadores, trocadores de antiguidades, musicas, atividades recreativas e uma gastronomia típica e cultural.


12.Criar companhias de danças culturais valorizando nossas raízes como: portuguesa, ucraniana, japonesa, africana e outras danças que representam nossa diversidade cultural.


13. Criar a Companhia de Teatro Municipal de Apucarana, com atores e atrizes com uma agenda permanente tendo como sede o Cine Teatro Fênix.


14. Criar a Companhia de Ballet Municipal de Apucarana, para promover o ballet e a graciosidade das belas bailarinas de ballet de nossa região.


15. Investir no turismo religioso com seus templos, nossa gente e nossas festas religiosas.


16. Promover eventos de “eSports”, ou esporte eletrônico, como é sabido por todos, temos diversos competidores profissionais que estão no anonimato, temos uma geração de cybeatletas com talento de nível profissional trancados nos quartos dos lares de Apucarana.


17. Promover uma agenda com eventos de moda para divulgar a indústria, a produção têxtil e os melhores bonés do mundo.


18. Continuar investindo na corrida 28 de janeiro que tem nos dado muito orgulho ao longo destes anos.


19. Valorizar a Festa da Cerejeira com um marketing mais abrangente, pois o sucesso da festa, é o sucesso da cidade de Apucarana.


20. Estimular a criação de “Blocos de Carnaval de Rua”, que reúna todas as tribos de nossa cidade, embalados por marchinhas, maracatus e outros ritmos brasileiros.


21. Promover eventos gastronômicos, aproveitando a nossa diversificada culinária regional, como o porco no tacho, costela assada, frango, carneiro, codorna e outros.


Lembrando, que todos os projetos, fazem parte da agenda cultural de várias cidades espalhadas pelo Brasil, elas também fazem parte da nossa cultura e do dia a dia dos apucaranenses.


Os projetos sugeridos estão apenas esperando a fomentação do poder público, da iniciativa privada com uma legislação especifica para garantir a segurança e os investimentos necessários.

__________________________________________________________________________________________________________

Fonte da pesquisa:

bottom of page