top of page

A arte contemporânea de Zion


Grafite, grafito ou graffiti do italiano é o nome dado às inscrições feitas em paredes, existentes desde o Império Romano.


Considera-se graffite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.


O Grafite moderno é um tipo de arte que surgiu em Nova York, Estados Unidos nos anos 70 e hoje é considerado um movimento artístico tendo como referência as artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem própria com objetivo de interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos para a crítica social.

O movimento do grafite veio até as terras tupiniquins no final da década 70 em São Paulo, em Apucarana veio com o Hip Hop na região do Jardim Ponta Grossa, com a influência dos graffiteiros de Londrina.


O Graffite desenvolvido pelos brasileiros virou estilo que é apreciado e reconhecido entre os melhores do mundo.


Neste cenário nossa cidade aos poucos vai se modernizando e entrando neste tipo de cultura contemporânea, tomando ares dos grandes centros urbanos, porém, em uma escala menor.


Um dos artistas apucaranense mais conhecido deste cenário cultural, é Marcio Zion, um jovem talento, que é reconhecido por seus diversos trabalhos no Paraná e em outros Estados.


Zion vem conquistando seu espaço com muito talento e muita luta. Luta essa, que lhe rendeu reconhecimento entre os melhores graffiteiros do Paraná, é um expoente do Graffite em Apucarana.


Sua história é muito bacana, seu talento lhe rendeu vários convites para fazer parte de diversos projetos, sendo o mais interessante, foi sua participação no Street of Styles em 2014 que é o Encontro Internacional de Graffiti, organizando pelo ministério da cultura em Curitiba.


Ao longo dos anos, Zion vem se destacando neste cenário, que garantiu sua permanência neste projeto até hoje, contabilizando sua participação em 2014, 2015, 2016 e 2017.


O talento do Zion, é referência do Graffite para muitos jovens em nossa cidade e no Paraná, não só como artista do designer e do Graffite, também como educar social, que através de sua arte ajuda nossos adolescentes com diversos projetos sociais.


__________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte Imagens :

-Facebook Marcio Zion

-Daniel Mota

bottom of page