RESUMO PARA A PROVA DE HISTÓRIA MUNDO ISLÂMICO
TEXTO DE REVISÃO PARA A PROVA DE HISTÓRIA - PROF. DANIEL MOTA 2° TRIMESTRE 2017.
O MUNDO ISLÂMICO
É denominado de mundo islâmico, ou mundo muçulmano, o conjunto de países que tem como principal religião o islamismo.
Atualmente, sabe-se que 1,6 bilhões de pessoas, ou seja, um quinto da população mundial, é seguidora dos princípios islâmicos.
Grande parte do mundo islâmico localiza-se no Oriente Médio e na África; mas mesmo em países da Europa, do Oriente e, até mesmo das Américas, encontram-se seguidores dessa religião e cultura.
ORIGENS DO ISLAMISMO
O Islamismo surgiu na Península Arábica, no séc. VII, sendo o seu criador Mohamed, Maomé.
A Península Arábica possui 5/6 da sua área total desértica, com clima seco e quente, ponteada por pequenos oásis.
Os árabes são de origem semita.
Semita: Pessoas pertencentes ao grupo étnico e linguístico ao qual se atribui “Sem” Sem, filho do patriarca Noé, como ancestral, e que compreende os hebreus, os assírios, os aramaicos, os fenícios e os árabes, ou membro desse grupo.
Primitivamente, viviam em tribos patriarcais, sem uma unidade política; ao todo eram 300 tribos divididas entre beduínos, nômades e citadinos urbanos e sedentários.
TRIBOS BEDUÍNAS:
Nômades ou seminômades, habitavam em tendas, vagando pelo deserto à procura de oásis onde pudessem alimentar e fornecer água para seus animais.
Além do pastoreio, também realizavam ataques e saques a outras tribos e caravanas
TRIBOS URBANAS:
Eram sedentárias e viviam do comércio e da agricultura.
As duas principais cidades árabes eram Meca e Iatrebe, ou Medina, localizadas na faixa costeira do Mar Vermelho e sul da Península Arábica.
Períodos da história islâmica
A história árabe pode ser dividida em dois períodos:
Pré-islâmico: período anterior ao islamismo
Islâmico: período posterior ao islamismo.
PRÉ-ISLÂMICO
Antes do Islã, os povos árabes eram politeístas, adoravam vários deuses e deusas, e acreditavam em espíritos e em gênios, os djins.
Cada elemento da natureza, clã, tribo, elementos naturais como o sol e a luz estavam sob a proteção de uma divindade específica.
Nesse período, proliferavam tribos de beduínos politeístas e os grupos urbanos localizados nas cidades de Meca e Iatreb, também politeístas.
Na cidade de Meca, estava localizada a Caaba, templo em formato de cubo, onde estavam imagens de 365 deuses cultuados pelos povos árabes.
Na Caaba, estava a pedra negra, símbolo máximo da fé islâmica, que, segundo a tradição, foi trazida à terra pelo arcanjo Gabriel.
PERÍODO ISLÂMICO
Um dos membros da tribo dos coraixitas, Maomé, entra em contato com judeus e cristãos.
Maomé começa a pregar a crença monoteísta, o que fez com que ele fosse expulso de Meca; é a Hégira, ou fuga.
Ele passa a morar em Iatreb, em 622, onde é bem recebido e seus ensinamentos são aceitos.
Em 630, Maomé lidera um exército e conquista Meca, convertendo a Caaba em centro religioso de adoração a Alá.
A FÉ ISLÂMICA
A palavra “islã” quer dizer ‘’submissão a Alá’’, e o muçulmano é o seu fiel. Essa doutrina religiosa tem alguns pontos essenciais:
O livro sagrado é o Corão, ou “Al Corão”,
O profeta do islamismo é Maomé, ou Mohamed;
Só existe um deus, Alá, e o seu profeta é Maomé;
O fiel deve fazer cinco orações diárias;
O fiel deve ser misericordioso e generoso com os pobres, com os órfãos e as viúvas; e deve dar esmolas aos necessitados;
O fiel deve jejuar durante o mês do Ramadã;
O fiel deve peregrinar, pelo menos uma vez na vida, para Meca.
CORÃO
Al Corão, “a leitura” ou “a palavra”.
É o livro sagrado dos muçulmanos junto com a Suna.
No Corão estão os principais ensinamentos e revelações feitas a Maomé por Alá;
Os ensinamentos do Corão são de ordem religiosa e, também, social, formando a xaria, a lei.
Muitos elementos do Antigo e Novo Testamento fazem parte do Corão.
A DIVISÃO DO ISLAMISMO
Após a morte de Maomé, em 632, a religião sofreu divisões. As mais destacadas são:
Sunitas: para eles, o sucessor de Maomé deveria ser o califa, exemplo em virtudes morais, com honra, respeito, trabalho, mas que deveria ser muito humilde ao reconhecer suas falhas em ações.
Devem ser fiéis ao Corão e também ao Suna.
Os sunitas representam a facção “liberal” do islã.
Xiitas: para eles, o chefe do estado islâmico deveria ser descendente legítimo de Maomé, o imã.
O imã (ou imame) é inspirado diretamente por Alá, sua palavra é inquestionável.
Aceitam apenas o Corão.
São encontrados principalmente no Irã e Iêmen.
Além dos sunitas e xiitas, há outros grupos religiosos islâmicos.
O terceiro grupo mais numeroso é o dos kharijitas, ou ibaditas.
Kharijitas: esse grupo prega que qualquer homem, independente de suas origens familiares, pode ser um líder dentro da comunidade islâmica.
O que os ibaditas pregam é completamente contrário ao que os sunitas e xiitas consideram como padrão.
A maioria dos ibaditas vivem em Omã.
EXPANSÃO DO ISLAMISMO
O estado muçulmano era teocrático, ou seja, um estado religioso.
Graças às jihads (guerras religiosas), o islamismo se expandiu por várias regiões do planeta.
Os califas sucederam Maomé, passando a ocupar seu posto no controle religioso, político e militar do mundo árabe.
Referências Bibliográficas
AZEVEDO, Gislane; SERIACOPI, Reinaldo. História: projeto teláris. São Paulo: Ática, 2016. 7º Ano. Idade Média e Idade Moderna.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e cidadania. São Paulo: FTD, 2015. Coleção História. (6º, 8º, 9º ano)
BRAICK, Patrícia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 1,2 e 3 série, Ensino Médio, Ed. Moderna. São Paulo: Moderna, 2013.
Material desenvolvido para auxiliar as aulas de História do Prof. Daniel Mota