top of page

Calle 13 - Latinoamérica & Orquesta Sinfónica Simón Bolivar




Calle 13 (Rua 13 em português) é um trio de música urbana, rap alternativo e pop latino de Porto Rico. É composto por René Pérez (vocalista e letrista, conhecido por Residente), Eduardo Cabra (compositor e instrumentista, conhecido por Visitante) e Ileana Cabra Joglar (vocalista, conhecida por PG-13).


O primeiro álbum do trio veio em 2005, autointitulado. O mais recente, Multi_Viral, saiu em 1 de março de 2014. Embora tenha iniciado sua carreira como um grupo de reggaetón, que é um estilo musical que tem suas raízes na música latina e caribenha. Seu som deriva do reggae em espanhol do Panamá, influenciado pelo hip hop, salsa e música eletrônica. Esse gênero musical surgiu no Panamá, tirado do estilo eletrônico, e logo se popularizou em Porto Rico e se espalhou para o mundo.


O trio se distanciou do gênero com o passar dos anos, adotando instrumentação não convencional e abordando vários estilos musicais. As letras da banda são geralmente satíricas e politizadas, abordando assuntos socioculturais da América Latina. Residente e Visitante são apoiadores do movimento pela independência de Porto Rico, que oficialmente Estado Livre Associado de Porto Rico (espanhol: "Estado Libre Asociado de Puerto Rico") é um território sem personalidade jurídica dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar do Caribe.


A sua odisseia do Calle 13 é pela autonomia de Porto Rico, como disse em um show no Brasil: “Não sei se todos entendem espanhol, mas Porto Rico é uma colonia, temos duas bandeiras. Pouca porcentagem das pessoas de Porto Rico querem ser independentes. Eu sou um dos que seguem lutando para que Porto Rico seja livre e soberano, com apenas uma bandeira”.


O mais interessante da Calle 13, é sua postura politizada com os dramas de sua gente e de todo os latinos da america, suas letras são ativistas que já rederem 25 Prêmios Grammy Latino e três Prêmios Grammy.


As músicas mais conhecidas pelo publico brasileiro são: Calma Pueblo, Latinoamérica, Fiesta de Locos, Electro Movimiento, Cumbia de los Aburridos, Tango del Pecado, Pa’l Norte, e La Perla.


Particularmente gosto La Vida e Latinoamérica onde expões os dramas dos latinos frente ao colonizadores modernos.


Em janeiro de 2015, René Pérez, o Residente, iniciou um novo projeto aparte de Calle 13, com a carreira solo e como ativista pela educação e libertação de Porto Rico e da América Latina contra o neoliberalismo.

Vídeo: México Vivo


bottom of page