Resumo Estética & Fenomenologia 3° Anos
ESTÉTICA NA FILOSOFIA
O QUE É ESTÉTICA?
Estética vem do grego aisthetiké.
Refere-se a tudo aquilo que pode ser percebido pelos sentidos.
A estética é o campo da filosofia que discute as noções de belo, feio e o gosto das pessoas.
Estética é o campo que discute uma das formas específicas de conhecimento humano: a arte.
A estética pretende alcançar um tipo específico de conhecimento: aquele que é captado pelos sentidos.
A estética parte da experiência sensorial, da sensação, da percepção sensível, para chegar a um resultado que não apresenta a mesma clareza e distinção da lógica e da matemática.
Seu principal objeto de investigação é o fenômeno artístico que se traduz na obra de arte.
ARTE PARA A FILOSOFIA
Arte é uma forma de conhecimento muito específica, pois ela consiste em uma interpretação que o artista faz do mundo.
Não existe arte verdadeira ou falsa, mas formas de interpretar o mundo.
E a quantidade de interpretações que se pode fazer do mundo são múltiplas.
O QUE É JUIZO?
JUÍZO : é o ato ou ação de julgar, avaliar e tirar conclusões a partir da comparação
JUÍZOS DE FATO à dizer o que são as coisas.
JUÍZOS DE VALOR à julgar se determinada coisa é boa, ruim, agradável, bonita, feia etc.J
JUÍZO MORAL: é o ato mental que estabelece-se uma determinada conduta ou situação.
O juízo moral realiza-se a partir do sentido moral de cada indivíduo e responde a uma série de normas e regras que vão sendo adquiridas ao longo da vida.
JUÍZO ESTÉTICO à julgamos se algum objeto, algum acontecimento, alguma pessoa ou algum outro ser é belo.
O BELO PARA PLATÃO
Para Platão, o belo está ligado a uma essência universal.
O belo não depende de quem observa, pois está contido no próprio objeto.
Esse é o ideal das Academias de Arte.
Elas tentam fixar regras para a produção artística a partir de uma determinada concepção de belo.
O BELO PARA ARISTÓTELES
O belo a partir da realidade sensível, deixando este de ser algo abstrato para se tornar concreto, o belo materializa-se, a beleza no pensamento aristotélico já não era imutável, nem eterna, podendo evoluir.
O belo aristotélico seguirá critérios de simetria, composição, ordenação, proposição e equilíbrio.
O belo para a esfera mundana, colocará a criação artística sob a égide humana.
O BELO PARA DAVID HUME (SÉC. XVII)
A Beleza é algo pessoal.
Portanto, não pode ser discutido racionalmente.
Como diz o ditado popular: “Gosto não se discute”.
O BELO PARA IMMANUEL KANT (SÉC. XVIII)
O Belo é universal porque julgar algo é uma faculdade de qualquer ser humano.
Todavia o critério de avaliação não é a razão, mas os sentimentos.
O BELO PARA GEORG HEGEL (SÉC. XIX)
Para Hegel a arte, o gosto e a noção do que é belo muda de acordo com o tempo (dialética).
Portanto, a produção de uma obra ou a definição de algo como belo depende mais da cultura de uma determinada época.
O que é considerado feio em certo período pode ser belo em outro.
FILOSOFIA DA FENOMENOLOGIA
O QUE É FENOMENOLOGIA
Fenomenologia é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço.
É uma matéria que consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo.
A Fenomenologia examina a relação entre a consciência e o Ser.
ETMOLOGIA DA PALAVRA FENOMENOLOGIA
A palavra fenomenologia surgiu a partir do grego phainesthai, que significa "aquilo que se apresenta ou que se mostra", e logos é um sufixo que quer dizer "explicação" ou "estudo".
EDMUND HUSSERL
O conceito da fenomenologia foi criado pelo filósofo Edmund Husserl (1859-1938).
Edmund Husserl foi filósofo, matemático, cientista, pesquisador e professor alemão fundador da Fenomenologia.
SUAS PRINCIPAIS OBRAS DE EDMUND HUSSERL
Fenomenologia do espírito (1807)
Investigações lógicas(1900-1901)
Ideia para uma fenomenologia pura (1913)
Lógica formal e transcendental (1929)
FENOMENOLOGIA DE HUSSERL
Para Husserl todos os fenômenos do mundo devem ser pensados a partir das percepções mentais de cada ser humano.
O filósofo queria que a filosofia pudesse ter as bases e condições de uma ciência rigorosa.
Fenomenologia é um método para a descrição e análise da consciência através do qual a filosofia tenta obter um caráter estritamente científico.
CONCEITOS BÁSICOS FENOMENOLOGIA DE HUSSERL
Noema: é o processo de apreensão do objeto por parte do sujeito (consciência), e é o objeto da percepção.
Noesis: é o ato de tomar consciência, é o ato de perceber.
CONCEITOS BÁSICOS FENOMENOLOGIA DE HUSSERL
Fenómeno: é o que existe exterior à consciência humana.
Conhecimento: é a auto-exploração da consciência reflexiva.
Époché: e a redução transcendental, é “reduzir” a realidade ao nível do “consciente”.
MÉTODO CIENTÍFICO PARA HUSSERL
O método científico é determinado por ser uma "verdade provisória“.
Algo que será considerado como verdadeiro até que um fato novo mostre o contrário, criando uma nova realidade.
PREOCUPAÇÃO DE HUSSERL COM A FILOSOFIA
Para que a filosofia não fosse considerada uma "verdade provisória“.
Husserl sugere que a fenomenologia devia referir-se apenas às coisas como estão na experiência de consciência, e que devem ser estudadas por suas essências.
Eliminando os pressupostos do mundo real e empírico de um objeto da ciência.
O PENSAMENTO NA FENOMENOLOGIA PARA HUSSERL
O pensamento da fenomenologia de Husserl, imagina-se um quadrado, como forma geométrica.
Esse quadrado, não importa o tamanho que tenha, seja grande ou pequeno, sempre será um quadrado em essência na mente de um indivíduo.