Conheça a nova Primeira-ministra da Islândia

December 2, 2017

A Islândia sempre foi um país de vanguarda e esteve na frente com grandes inovações politicas e sociais, a grande contribuição e maturidade política ocorreu nas eleições de 1980, quando a população apoiou e votou em massa na professora nascida em 15 de Abril de 1930 na cidade de Reykjavík, Vigdís Finnbogadóttir, ela foi a primeira mulher eleita presidente da Islândia, assim como na Europa e no Mundo, e a quarta presidente desse país. Então eleitores, a Islândia tem um bela história democrática para nos contar.

 

A nova Primeira-ministra da Islândia é Katrín Jakobsdóttir, líder da Aliança Verde da esquerda, Jakobsdóttir tem 41 anos e é mãe de três e se torna a segunda mulher a liderar um governo na Islândia.

 

Katrín Jakobsdóttir tornou-se primeiro-ministro da Islândia no dia 30 de novembro de 2017, quando seu novo governo de coalizão assumiu o poder.


O novo governo de coalizão abrange todo o espectro político na Islândia, da direita para a esquerda e é composto pelo Movimento Verde de Esquerda, o Partido da Independência e o Partido Progressista.

 

Ela é a segunda chefe de governo da Islândia, sendo o primeiro Jóhanna Sigurðardóttir, que também foi o primeiro chefe de Estado abertamente lésbico do mundo que foi primeiro ministro entre 2009 e 2012.

 

Jakobsdóttir, nascido em 1976, tem estado envolvido com a política há anos. Ela se tornou vice-presidente do Movimento Verde Esquerda em 2003. Ela foi ministra da Educação, Ciência e Cultura da Islândia de 2009 a 2013 e atuou como Ministro da Cooperação Nórdica durante o mesmo período.

 

Jakobsdóttir é casado com Gunnar Örn Sigvaldason e eles têm três filhos juntos, é a irmã mais nova dos irmãos gêmeos Ármann Jakobsson e Sverrir Jakobsson, ambos professores das ciências humanas da Universidade da Islândia.


Jakobsdóttir formou-se na Universidade da Islândia em 1999 com um diploma de bacharel com uma especialidade em islandês e menor em francês. Ela recebeu sua M.A. na Literatura islandesa da mesma universidade em 2004 para uma dissertação sobre o trabalho do famoso escritor islandês Arnaldur Indriðason.

 

A carismática Jakobsdóttir é geralmente bem querida pelos eleitores  islandeses e seu apoio vai muito além das pessoas que votam  nela, Ela é considerada o último grande líder político na atualidade na Islândia segundo as pesquisas de opinião e por trazer grandes inovações para a politica na Islândia desde a crise 2008, quando o país quebrou com grande bolha imobiliária, onde todos os banqueiros e politicos criminosos foram presos e seus bens confiscados por levarem a Islândia a caos.

 

A Primeira-ministra Jakobsdóttir tem muitos desafios, porém a juventude e o dinamismo de uma sociedade que investiu pesado em educação perceberá que as mudanças são necessárias para fortalecer mais a ainda a soberania da Islândia nos próximos anos.

__________________________________________________________________________________________________________

Fonte: 

-Iceland Monitor

-Foto: Ómar Óskarsson

-Artigo: Meet Iceland's new Prime Minister

Please reload