top of page

O arquivo secreto do Facebook é maior do que você pensa!


A proeza de coleta de dados do usuário do Facebook já é de conhecimento comum há algum tempo, mas um experimento improvisado de um jornalista sugere que ele é ainda mais onipresente e abrangente do que se acreditava anteriormente. Nick Whigham, um repórter do New Zealand Herald, decidiu testar um recurso no Facebook que permite aos usuários baixar um arquivo "secreto" mostrando o quanto a história pessoal que a empresa reuniu sobre eles. O que ele descobriu é que o Facebook não só tem perfis de consumidores generalizados e perturbadores em todos os 1,4 bilhões de usuários diários, mas também rastreia o movimento da internet e personalidades de pessoas que nem sequer fazem logon no site.


Uma grande parte do modelo de negócios do Facebook está vendendo a informação que coleta sobre usuários para anunciantes. É grátis para nós porque somos o produto. Seus algoritmos acompanham suas postagens, gostos, compartilhamentos e preferências, é claro, mas também acompanham sua atividade geral na Internet - os sites para os quais você vai, seu sistema operacional, seu endereço IP e comentários que você deixa em fóruns aleatórios - via plugins de redes sociais e cookies em sites de terceiros. Mesmo que você não tenha logado no Facebook, seu comportamento de navegação é rastreado por rastreadores secretos chamados Pixels, que estão incorporados em mais de 10.000 sites. Desculpe, lições de mídia social - mesmo que nunca tenha usado o Facebook, sua atividade on-line é rastreada toda vez que você visita apenas um site que contém anúncios e rastreadores do Facebook.


Whigham baixou seus arquivos no Facebook e ficou chocado com a especificidade da informação. Os arquivos compactados de 500MB continham 105 arquivos biométricos de reconhecimento facial, metadados de fotos que incluem onde e quando a foto foi tirada, toda a lista de contatos do iPhone com nomes e números, acordos de locação antigos, varreduras de fotos de contas de banda larga, capturas de tela de transferência bancária e , todo o arquivo de seus logs de bate-papo do Messenger.


Whigham pede que as pessoas baixem seus arquivos para que eles possam ver até que ponto sua privacidade está sendo violada pelo que ele chama de "capitalismo de vigilância".

Como seus algoritmos agregam tanta informação pessoal? Existem 98 pontos de dados que o Facebook usa para dimensioná-lo, e alguns deles podem surpreender você. Eles vão desde a metragem quadrada de sua casa para se você é ou não um adotante de tecnologia. Eles também procuram "usuários que estão interessados ​​nas Olimpíadas, futebol de outono, cricket ou Ramadã".


Embora grande parte do público pareça ter se tornado um pouco anestesiado com mineração de dados predatórios e violações de privacidade, os legítimos desafios legais finalmente começaram a surgir, e o Facebook está finalmente enfrentando algum calor. No mês passado, um tribunal belga decidiu que a empresa não conseguiu coletar dados em usuários da Internet que não possuem uma conta no Facebook. Em outro lugar, um juiz federal recentemente rejeitou a moção do Facebook para indeferir uma ação coletiva de Illinois acusando a empresa de violar os direitos constitucionais de privacidade.


O presidente da Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC), Rodd Sims, cuja organização está realizando uma investigação separada sobre as violações da privacidade de gigantes de tecnologia múltipla, incluindo o Facebook e o Google, pensa que é hora de as pessoas realmente considerarem as ramificações completas de optar pelos serviços que colhem suas informações pessoais.

"Algumas pessoas afirmaram que os consumidores sabem o que está acontecendo e não se importam", afirmou o Sr. Sims.

"Acho absolutamente crucial descobrir o que os consumidores sabem e, em seguida, vamos ver se eles se importam. Minha suspeita é o Facebook e o Google tem muito mais informações pessoais sobre pessoas do que as pessoas percebem ".


Para fazer o download do seu arquivo "secreto" do Facebook, clique no canto superior direito da barra de navegação do Facebook e selecione Configurações. Em seguida, clique em "Faça o download de uma cópia dos seus dados do Facebook" abaixo de Configurações gerais da conta e clique no botão verde. Então espere dez minutos e você deve receber um e-mail informando que o "capitalismo de vigilância" está vivo e bem.

COMO BAIXAR SUAS INFORMAÇÕES CAPTADAS PELO FACEBOOK NA INTERNET


__________________________________________________________________________________________________________

Fonte:

-Autor: Jake Anderson


Tags:

bottom of page