top of page

Toni D'Agostinho


Toni D'Agostinho é considerado por muitos críticos de arte como um dos grandes cartunistas da atualidade, com uma sensibilidade humana aguçadissima, um talento extraordinário digno de reverência e contemplação, ele consegue como poucos sintetiza de forma simple a complexidade da política e do cotidiano.


D'Agostinho com uma trajetória de sucesso pelo mundo da arte ao longo dos anos, contribui de forma extraordinária com seu talento para um mundo melhor.


O interessante do Toni, diante do sucesso em sua jornada, não perdeu a simplicidade e sensibilidade para com o seu semelhante.


O currículo do D'Agostinho é impressionante, Sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), também formou-se em Artes Dramáticas pela Fundarte e Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Artes; fez desenho e pintura no Ateliê Belas Artes; história em quadrinhos e anatomia no Ateliê Escola Ygaiara.


Desde 1996 ilustra para importantes eventos: Salão do Automóvel de São Paulo, lançamento do DVD Carros (Disney), Fenasoft, dentre outros. Fez a caricatura do elenco da peça teatral "Trair e Coçar é Só Começar", participou da mostra Sesc de Artes Latinidades. Em 2006, em virtude da Copa do Mundo de Futebol, foi convidado pelo Sesc Vila Mariana a montar, juntamente com Baptistão e Carlinhos Muller, a exposição "Futebol Pensado". Para o Banco do Brasil, criou a exposição Nanquim no Machado – caricaturas de personagens de Machado de Assis.


Na televisão fez caricaturas para o programa Show do Tom da Rede Record e Raul Gil da Rede Bandeirantes.


Atualmente é colaborador das principais editoras do Brasil como Editora Abril, Globo, Bregantini e Escala; prepara seu primeiro livro de caricaturas: 50 razões para rir em nanquim.


​Como dramaturgo destacam-se, entre outras: “A cor que ninguém conhecia”, sob direção própria, que cumpriu temporadas no Sesc Vila Mariana e Teatro Alfredo Mesquita; O último herói, sob direção própria, com estréia no Sesc Santo André; e INSANUS S/A, sob direção de Chico de Assis, e encenação própria.

Como diretor destaque para: O que Deus fazia antes de criar o universo?, de Chico de Assis, com estréia no Sesc Bertioga; A incrível história do homem que não ria, de Toni D’Agostinho, com estréia no Sesc São Caetano do Sul, A bela adormecida, de Cláudio Tovar, com temporada no Teatro Gazeta; Andanças de uma lagartixa, de Marilia Moreira, que cumpriu temporada no Centro Cultural São Paulo; e O pagador de promessas, de Dias Gomes. Foi coordenador do grupo de teatro da Casa de Cultura de Santo Amaro – Secretaria de Cultura de São Paulo.


Além deste vasto currículo também é empreendedor com um projeto na web com a Loja virtual do artista Toni D’agostinho.


Em primeira mão com muita alegria temos o privilegio de informar aos nossos navegantes que recebemos autorização para publicar em nosso site alguns de seus desenhos.


Agradecemos ao artista Toni D’agostinho pela oportunidade de ter seu trabalho em nosso site, bem-vindo a nossa nau Toni, que os ventos da felicidade possa sempre te levar ao porto da felicidade.

_____________________________________________________________________________________

Fonte:

Imagem: Toni D’agostinho

bottom of page