top of page

Partigianos, a banda da resistência

Quem gosta de boa música não pode deixar de ouvir o som de “Partigianos”, uma banda curitibana que nasceu do encontro musical, todos sem exceção adeptos de várias correntes politicas voltados para a esquerda.


Segundo Dora Urban, “entre nós temos anarquistas, socialistas e comunistas”, e com essa diversidade na esquerda, se reuniram para fazer esse projeto fantástico “Partigianos”, segundo ela, “o projeto surgiu por convicção, sem abrir mão dos projetos pessoais dos meninos, que já estão em uma longa jornada artística e profissional”.


Vídeo Oficial - Partigianos - Fischia Il Vento


Em nossa pesquisa sobre a genealogia do adjetivo "Partigianos, encontramos a obra de Johann Ewald, intitulada: "Treatise on Partisan Warfare" Greenwood Press (1991), para Johann Ewald, Partisan (do francês partisan; feminino partisane).


Em italiano, (partigiano/partigiana) "é um membro de uma tropa irregular formada pela população local para se opor à ocupação e ao controle estrangeiro de uma determinada área, é um combatente armado que não pertence a um exército regular, mas sim a um movimento de resistência".


Em português, "Partigiano" é traduzido literalmente como "parte", "Partidário", definição classe gramatical adjetivo e substantivo masculino que significa: pessoa ligada ao partido de alguém, ou a um sistema ou regime.


Ao longo da história, os Partigianos ajudaram como grupo de resistência em oposição a dominação estrangeira, ditaduras e tiranias. Segundo Johann Ewald, existiram vários Partisans, entre eles podemos destacar: Partisans ucranianos, Partisans soviéticos, Partisans franceses, Partisans espanhois, Partisans judeus e os Partisans italianos, mais conhecidos como Resistência Italiana (Resistenza Partigiana), lutaram contra o fascismo de Mussolini e o nazismo em território italiano.


Imagem - 01 Gustavo Toscan da Silva, Flukeman Pepeu,Vladimir Urban, Andre Santos, David Ernst, Tom Fortes e Dora Urban -

Foto: Rene Ernst

Os nossos “Partigianos” são músicos profissionais, com profissões bem definidas, no qual fazem parte de outras bandas, como Sick Sick Sinners, Os Catalépticos, Krapullas, 99Noizagain, CwBillys, Repudiyo e Decadência, esses profissionais se inspiram nos princípios da democracia e do antifascismo para fazerem esse projeto musical.


Uma banda inusitada, que faz muita gente dançar ao som revolucionário, que inspiraram muitos a sonharem por um mundo melhor, justo e sem tirania. Suas canções "fazem parte da concepção ideológica dos membros deste projeto", como afirma a backing do grupo.


A banda é formada por: André Santos - Bateria, David Ernst - Guitarra, Dora Urban – Backing (Brigada Vocal), Gustavo Toscan - Acordeon, Pepeu Flukeman - Baixo, Vlad Urban – Voz / Guitarra / Violão.


Neste encontro musical temos Dora Urban, cantora lírica, pianista formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, com uma voz que só as divas tem.


Vlad Urban, produtor musical, um verdadeiro mágico na guitarra, com uma voz aos timbres de John Lee Hooker, que envolve a todos com sua paixão pela música e criatividade.


Imagem 02 - Vlad Urban, Dora Urban e Tom Fortes -Foto: Tom Fortes Imagem 03 - Vlad Urban - Foto: Jockers

Outro fera da banda é o Pepeu Flukeman, Engenheiro Civil, apaixonado por música com um talento ímpar, com um ouvido musical que poucos tem, que é notado na execução do baixo.


Uma banda como “Partigianos” não pode faltar um sujeito como André Santos, advogado, baterista, Presidente e centroavante ou ponta de lança do C.F. Estrela Vermelha, Cartola da Liga João Saldanha, na última edição da liga, fez 13 gols, o Dr. André também faz miséria com suas baquetas, dotado de uma sensibilidade social e talento musical extraordinário.


Imagem 04 - Pepeu Flukeman Imagem 05 - André Santos - Foto: Fotosans

Um músico talentoso que também faz muita diferença na banda é David Ernst, com sua guitarra fascinante e sua paixão pela vida, profissional do Designer Gráfico e especialista em edição de imagens, faz muita diferença no arranjo musical.


​Não podemos esquecer do jovem Gustavo Toscan, formado música pela FAP, UNESPAR - Campus II em Curitiba, especialista em acordeon traz muita sonoridade ao grupo, discreto e com personalidade forte diante de seu instrumento de trabalho, isso fica bem visível em seus projetos ao longo de sua carreira.


Imagem 06 - David Ernst - Foto: David Ernst Imagem 07 - Gustavo Toscan

Apresentações feitas, vocês podem acessar o endereço destes talentosos paranaenses na página oficial “Partigianos” no Facebook ou no Youtube, conforme indica Dora Urban.


Ela faz uma revelação interessante, “Partigianos”, estão produzindo uma playlist com vários hinos que são verdadeiros símbolos de resistência que inspiraram muitos há lutarem contra ditaduras e outras formas de tirania.


O repertório são releituras de hinos revolucionários que apresentarão aos seus fãs nos próximos shows.


Entre as releituras estão, canções da guerra civil espanhola, canções da resistência italiana, músicas da resistência contra as ditaduras latino-americanas e muito mais.


A lista das canções dos Partigianos é clássica, entre elas temos:


  • Ay Carmela

  • La Huelga

  • Bella Ciao

  • Adelita

  • Fischia il Vento

  • En la plaza de mi pueblo

  • Cancion de los soldados

  • Si me quieres escribir

  • Hasta siempre comandante

  • Las barricadas

  • Bandiera Rossa


Segundo Dora Urban, as canções faziam parte do cotidiano familiar, “os nossos pais ouviam muitas dessas músicas em casa”, relata com muito carinho essa doce lembrança.


Todas as canções tem a marca registrada do grupo, principalmente o ecletismo sonoro, que transita pelas diversas variações do rock, punk, folk, polk e com outras influências musicais que eles dominam com maestria.


Conheçam mais essa banda tipicamente curitibana com uma sensibilidade social fantástica e um talento extraordinário.


Vida longa aos companheiros Partigianos!


Os contatos para shows e apresentações, devem ser contactados através da página oficial Partigianos no Facebook.

_______________________________________________________________________________________________

- Partigianos - Ewald J. (ed. & trans. Selig, R. & Skaggs, D) "Treatise on Partisan Warfare" Greenwood Press (1991)

- Imagem 01 - Gustavo Toscan da Silva, Flukeman Pepeu,Vladimir Urban, Andre Santos, David Ernst, Tom Fortes Resende e Dora Urban - Foto: Rene Ernst.

- Imagem 02 - Vlad Urban, Dora Urban e Tom Fortes. - Foto: Tom Fortes.

- Imagem 03 - Vlad Urban - Foto: Jockers.

- Imagem 04 - Pepeu Flukeman

- Imagem 05 - André Santos - Foto: FotoSans

- Imagem 06 - David Ernst - David Ernst

- Imagem 07 - Gustavo Toscan - Vídeo: Partigianos - Fischia Il Vento

- Publicado em 31 de jan de 2018 Youtube

*As imagens utilizadas no post, foram extraídas da página oficial Partigianos Facebook, bem como das páginas pessoais do grupo, todas autorizadas para divulgação da banda.

*Agradecemos a todos da Banda pelo material fornecido para o post.

bottom of page