top of page

Liga João Saldanha de Futebol, socialismo e churrasco

É copa do mundo é a maior festividade do futebol. Neste clima, navegando pelo mar da informação, nos deparamos com várias notícias que nos surpreendem todos os dias. Informações variadas, criativas e maravilhosas sobre o futebol e sua magia.


Neste post apresentamos a LIGA JOÃO SALDANHA DE FUTEBOL, SOCIALISMO E CHURRASCO, uma liga modesta, porém com muitos craques, pernas de pau, comunistas, socialistas, anarquistas e outros membros da esquerda.


Conforme nossa pequisa “a Liga João Saldanha é uma iniciativa de representantes dos times Estrela Vermelha (André e o Tocha), Locomotiva Makhnovista (Luiz), com apoio de “Eco Soccer”, com intuito de promover uma agenda programada de jogos entre amigos”.


Os atletas motivados estabeleceram como “objetivo a realização de dois campeonatos por semestre, a Liga João Saldanha e a Taça Eduardo Galeano, sendo duas edições por ano (Apertura e Clausura) de cada competição, com jogos aos sábados”, regados há cerveja, churrasco e muita música.


A liga é um show de organização, um exemplo para muitos cartolas profissionais, ela foi criada para a diversão, para a camaradagem e socialização da felicidade.


Os caras tem uma fanpage no facebook, site, cronograma, logomarca, regulamento, sede administrativa (Casa do André), campo socializado (Eco Soccer ) e contam com dez (10) times com muitos craques e alguns pernas de pau, porém todos bem alinhados com ideologias voltadas para a esquerda.


Em nossa consulta ao estatuto da Liga João Saldanha, obtivemos informações preciosas. Segundo o estatuto, o nome da Liga “demonstra o espírito do campeonato, um campeonato que busca mais que ser um espaço para o futebol, também um espaço de socialização a esquerdistas e trabalhadores em geral, aliando a alegria do futebol, aos valores socialistas”.


Conforme o estatuto, o nome da liga é uma homenagem ao saudoso “João Saldanha, comunista, representante do alegre futebol da seleção de 1970, que foi injustamente retirado da seleção as vésperas da Copa justamente por sua ideologia”.


Para os membros da liga, “o campeonato busca trazer para nossos momentos de folga o futebol, eterna paixão popular, mas também um espaço de socialização e diversão que possa ser fiel a nossos princípios políticos”.


Os atletas e membros da Liga João Saldanha, acreditam que “não se tratar de mero futebol, traz algumas obrigações mais, que refletem a identidade deste campeonato: O futebol, o socialismo, a camaradagem, o antifascismo, a inclusão das minorias, a luta em favor dos movimentos sociais e contra qualquer manifestação de preconceito”.


Assim os times e atletas da Liga João Saldanha assumem como obrigações:


Art.1º – A solidariedade sempre permeará nosso futebol, assim entendemos que acima de tudo esta o nosso bem estar e alegria, não a competição em si, lesões e discussões podem ocorrer, mas em regra devemos nos respeitar e acima de tudo manter os laços de amizade, como cuidar de todos os membros de nossa liga.


Art.2º – Mais que uma união a Liga João Saldanha é um espaço de socialização, assim cabem a todos os times organizarem os espaços festivos e de convivência da Liga. Mais que jogar futebol juntos somos companheiros e camaradas.


Art.3º – Todos os times assumem o compromisso com a gestão da Liga João Saldanha, uma iniciativa de amigos trabalhadores. Logo a Liga não é um serviço realizado por uma empresa, não tem fins lucrativos, e logo não tem empresários e clientes, patrões e empregados. A Liga depende do esforço coletivo de todos, e os times participantes devem na medida do possível serem solidários a tal organização.


Art.4º – Mais que futebol, nossa Liga tem uma posição política, nenhum de nós é um “homem ideal do socialismo”, porém temos princípios caros a esquerda que devem ser respeitados nesse campeonato.

As equipes que formam a Liga João Saldanha são inusitadas, divertidas, sem falar nos modos de tratamentos dos atletas.


Outra particularidade da liga são os nomes das equipes, histórico de fundação e o símbolo que reflete a criatividade e a felicidade dos atletas.


No total são dez (10) equipes que se enfrentam na Liga João Saldanha todos os anos.


ESTUDIANTES DE LA PLANTA


Estudiantes de La Planta foi fundado no início de 2017 com a alcunha de Danone e Canela, nome aclamado por alguns fãs, porém, superado. Clube formado por jogadores carismáticos, mulekes piranha, fominhas e mercenários, tem como características um futebol envolvente e compacto.


Segundo a mitologia ludopédica, a gênese do Estudiantes de La Planta se deu com o encontro da Tradição e da Glória, isso explica o espírito competitivo do time que, apesar de sua recente formação, já cravou em sua história títulos e, consequentemente, taças.

Apesar de ser um clube reconhecido, bem estruturado e gerenciado, seu primeiro ano também foi marcado pela ausência do fardamento devido à inexistência de meios de transporte capazes de suportar o peso de sua camisa. Nada que abala-se nossos atletas, que seguem o princípio originário do clube: a humildade.

Além das quatro linhas nosso esquadrão mantém o entrosamento nas mesas de bar e resenhas. Amigos, jogadores com bagagem, que mais uma vez se reúnem para fazer história.


CLUBE DE FUTEBOL ESTRELA VERMELHA

Clube de Futebol alinhado politicamente à esquerda e situado na Curitiba Oriental. Foi idealizado com intuito de fazer jogos contra, lá por 2011. Mas a raiz vem dos idos de 2005, quando um futebol semanal com integrantes remanescentes até os dias de hoje.


Entre 2008 e 2010 houve outro futebol semanal parecido com o anterior, embora futsal. Porém, de 2011 pra cá que o time ganhou essa característica e nome, em homenagem ao Crvena Zvezda de Belgrado e ao francês RedStar FC, da região metropolitana de Paris, sendo o primeiro de origem Antifascista e o segundo alinhado politicamente à esquerda.

Foi "refundado" em 2016, após um hiato de quase quatro anos, com fim de fazer frente a outro futebol semanal, contra um time de grandes amigos, a Locomotiva Makhnovista.

Atualmente disputa e idealiza a Liga João Saldanha e a Taça Eduardo Galeano.


DIMAS FUTEBOL CLUBE

"DIMAS é um grupo de amigos que se conhecem de longa data, ‘oficializamos’ o nome do grupo em 2012 e desde então nos reunimos com frequência para beber, fumar e jogar bola, o escudo oficial do time foi feito em 2015 numa época onde jogávamos toda semana entre a gente."


LOCOMOTIVA MAKHNOVISTA FUTEBOL SOCIALISMO E CAMARADAGEM

Agremiação futebolística/partido formado em 2013 e refundada em 2016. Sua cidade de origem é Curitiba Oriental.


Seu lema é "Futebol contra o Fascismo".


Entre momentos de maior ou menor harmonia interna já se passaram 4 anos do embrião e 1 ano de existência consolidada, sem baixas no elenco.

"Esperamos que as leituras guiadas de "O Capital" surtam efeito nas quatro linhas, trazendo a tona um futebol vibrante."


ASSOCIAÇÃO MUTUAL CAÓTICA CAPIROTENSE

A Associação Mutual Caótica Capirotense nasce nos idos de 2015. Sua história porém, remete ao Coletivo AnarcoBrizolista GeoNóia, fundado em meados de 2008 por graduandos em Geografia pela UFPR, durante um encontro em São Paulo. O GeoNóia surgiu como resposta revolucionária, contestadora e também provocativa ao MACD (Movimento Amor, Carinho e Dedicação), grupo este que vai ao encontro do que hoje se chama esquerda ciranda.

Jogando inicialmente campeonatos da Geografia UFPR, o GeoNóia conseguiu bons resultados, inclusive chegando as finais, sempre levando no peito o anarcobrizolismo, o campesinismo, as bandeiras das lutas LGBT dentre outras, assim como a simpatia pelo St. Pauli. Com a entrada de novos membros o GeoNóia foi ganhando novos sentidos.

O Pacto com o Capiroto foi a opção mais óbvia. Assim a Capirotense luta na cancha, nas ruas, na academia, docência, faz a luta de classes, joga um futebol platino, bebe como um marinheiro e xinga como um aposentado frequentador do finado INAMPS.

Contraditórios como o Capital.

Viva Azazel. Viva Kropotkin. Viva Zapata. Viva Lumumba. Viva Sankara. Viva Rosa. Viva YPG.


Fé no monge, venceremos.


PÉ DE PANO FUTEBOL CLUBE

Clube de futebol formado em meados de 2001 por 4 amigos (Sobrinho Léo “Battaglia” Zonato, Tio Rodrigo “Mudo” Zonato, Amigo Felipe “Salvatore” Fugmann, Primo Felipe “Nariz” Alessi que sempre jogavam futsal - depois passamos a jogar no sintético e gramado. Não teve região da cidade de Curitiba que não jogamos. Norte, Sul, Leste e Oeste, levando o nome Pé de Pano por todos os cantos. A formação do time foi inspirada no patriarca da Família Zonato, que sempre foi apaixonado por futebol, cujo time se chamava Museu.


Desde o inicio das atividades, passaram diversos atletas pelo time, mas a base sempre foi a mesma de sua formação. Em 2006 conseguimos nosso primeiro titulo oficial, através da conquista do Torneio da Amizade, organizado pela Família Rehme, torneio que foi conquistado também em outras 4 edições.

Em 2017 com a oportunidade de jogar a Liga João Saldanha, o clube foi reformulado e integrantes da categoria de base foram promovidos e passaram a fazer parte do elenco principal.


Nosso lema é “Se sentiu que é o momento... chute”.


JAGUARA FUTEBOL CLUBE

O JAGUARA FUTEBOL CLUBE teve sua fundação oficial realizada no dia 25 de março de 2017, sobre as mesas do bar Come Come. Ali, um grupo de ex-estudantes que realizara de modo precário a transição para a vida adulta e o mundo do trabalho, reconhecendo o fracasso de seus sonhos de glória futebolística, resolveu assumir sua natureza Jaguara.


O ato de fundação, por sua vez, foi o desfecho e a consagração de um processo que vinha se desenvolvendo de modo intermitente em 2015, e já de modo consistente em 2016, a saber, o futebol de praça, praticado nas quadras públicas do Alto da XV. Nessas quadras de concreto os jaguaras travaram conhecimento com os jovens órfãos do abrigo Piá II. Começamos compartilhando com os meninos alguns cigarros e conselhos para a vida, hoje em dia compõem a nossa base e são promessa de um futebol ousado, moleque e, sobretudo, Jaguara. Em dezembro de 2017 o clube organizou e participou da 1ª Copa Didico de Futsal, conquistando o vice-campeonato.


DOMECQ CREW FUTEBOL ARTE CLUBE

Nascido em meados de 2013, diante da necessidade de criação de uma seleção que representasse o lumpensinato, a boemia de sarjeta, os frequentadores de bares sujos que vendem rollmops e com o objetivo de tentar correr mais que os não fumantes e o pessoal jovem que não bebe, além do combate ao posicionamento presente nas palavras de ordem "sem vandalismo" e "reforma é o caminho democrático para uma sociedade justa", foi decidido em reunião extraordinária realizada no bar do Seu Nilson, a inauguração do time. Desde o inicio contou com um cartel de estrelas que fez o carrossel holandês se parecer com um mero peão de pirulito. Todavia, não se consolidou como potencia nas competições que participou, como critica a essa estrutura hierarquizada que reconhece o esforço apenas dos três primeiros colocados.
Domecq Crew FArC

COLABORADOR ESPORTE CLUBE

O colaborador é o novo operário, dentro da nossa equipe, infelizmente, não temos ninguém que trabalha na construção, ou no torno. Porém somos todos peças de uma engrenagem, e o sistema, com essa mania de polir tudo, inventou que o funcionário agora é colaborador.

Nossa ideia é usar o termo e reinventá-lo através do sarcasmo, essa é a nossa retórica e também nossa proposta de jogo, ganhar ou perder é um detalhe, o que vale a pena mesmo é reunir amigos.




PEGASUS E MATEMÁTICA FUTEBOL CLUBE

Equipe de estudantes de Matemática da Universidade Federal do Paraná que se reúne desde 2012 para jogos de futebol society.


Ao longo dos anos, foram sendo agregados amigos dos estudantes e atualmente o grupo conta com dezenas de integrantes.


Atualmente a equipe é composta por Professores de Matemática e seus amigos. Após anos de preparação intensa, em 2018 a equipe estreará em competições oficiais, a Liga João Saldanha.


Nosso lema é "deriva e iguala a zero".


Para maiores informações sobre a liga e seus participantes, entre no Site Liga João Saldanha ou na fanpage do facebook.


Vida longa aos loucos, pois são mais felizes que os normais.


____________________________________________________________________________________________________

Fonte:

Agradecemos ao Cartola André Santos pelas informações prestadas para nosso post.

bottom of page