top of page

Choque de realidade



A academia que eu treinava faliu. Os dois donos são fãs de Jair Bolsonaro. Como muitos brasileiros eles são feitos de trouxa pela ideologia do empreendedorismo. Colocam na cabeça dessa galera que é possível numa economia onde o povo trabalhador, as maiorias, estão cada vez mais pobres, na miséria, sem emprego e renda, prosperar com pequenos negócios que são destinados para o povo.


A mensalidade da minha academia custava 45 reais. Com esse preço não preciso dizer que o público alvo é a população pobre.


O pequeno empresário, feito de otário pela ideologia do empreendedorismo, acha que o grande problema é o custo dos seus dois ou três funcionários ou os impostos. Sim, o valor da conta de luz, água, IPTU e outros tributos poderiam ser reduzido (e aumentar a cobrança dos mais ricos), mas isso não vai salvar seu pequeno negócio da falência. Sabe o motivo? Vou explicar.


Pequenos negócio como academias, gráficas, lanchonetes, bares, salão de cabedeleiro, lojas de equipamentos digitais e assim sucessivamente dependem, para prosperar, de um ambiente de crescimento econômico e aumento da renda das famílias.


As famílias priorizam sua renda para comprar o básico: alimentação, pagar aluguel, transporte etc. Se a renda estiver diminuindo, o desemprego aumentando, as pessoas cortam nos gastos não essenciais para a sobrevivência, como a academia e a cerveja do fim de semana.


É por isso que nos últimos 5 anos mais de 220 mil lojas fecharam no Brasil. Isso mesmo: 220 mil lojas. E você, pequeno comerciante, que apoiou a contrarreforma trabalhista de Michel Temer, sem saber, ajudou a fechar a sua loja. Quanto mais pobre fica o trabalhador menos lucro você vai ter. E não é porque tem muito Estado, imposto ou direito trabalhista. A razão é que não tem demanda, mercado para consumir seu produto. Sem mercado consumidor, por mais que reduza o custo de funcionamento, você vai falir.


E não adianta a propaganda do Sebrae dizer que você, só você, vai conseguir fazer diferente. Se seu negócio não estiver com dificuldades financeiras em

breve vai ficar.


Acorde.

______________________________________________________________________________________________

Fonte:

- Publicado em 21/10/2018

- 3.300 Curtidas

- 200 Comentários

- 1441 Compartilhamentos

bottom of page