top of page

Declaração da Sociedade Francesa de Filosofia - "Sobre o futuro da filosofia e da sociologia na


Paris, 6 de maio de 2019


A Sociedade Francesa de Filosofia expressa sua grande preocupação com o anúncio de recentes declarações do Presidente da República do Brasil e do Ministro da Educação brasileiro sobre o ensino de filosofia e sociologia nas universidades federais brasileiras.


O projeto de reduzir drasticamente o financiamento público para essas áreas de educação e pesquisa baseia-se em um princípio contrário à experiência, reduzindo a utilidade social do conhecimento a um rápido retorno do investimento. Contra toda a tradição, ela contrasta disciplinas universitárias com prioridade para o treinamento de veterinários, médicos e engenheiros.


Os departamentos de filosofia e sociologia das universidades brasileiras são instituições particularmente vivas, dinâmicas e produtivas, tanto em termos de pesquisa quanto de ensino. Eles são reconhecidos em todo o mundo e particularmente bem integrados à vida acadêmica internacional. A cooperação universitária franco-brasileira em filosofia tem sido há muito tempo um importante eixo de intercâmbio para nossos dois países. Muitos projetos de pesquisa e programas conjuntos de treinamento foram desenvolvidos. Com as medidas que estão por vir, essa abertura e cooperação internacional seriam seriamente comprometidas.


Além disso, o anúncio de uma queda acentuada no orçamento das universidades federais, aliado ao questionamento da qualidade das atividades de ensino e pesquisa ali realizadas, apenas reforça a preocupação da comunidade acadêmica internacional.


Em nome da concepção liberal de ensino e pesquisa, que sempre foi a honra das universidades em todo o mundo, em nome da tradição de cooperação franco-brasileira no campo acadêmico, a Sociedade Francesa de Filosofia junta-se a todas as vozes no Brasil, assim como fora do Brasil, conclamando o governo brasileiro a reconsiderar essas decisões fatais.


Presidente,

Denis Kambouchner


Fonte:

- Publicado em 07 de maio de 2019.


bottom of page