top of page

Lançamento do livro: Conversa de Encruzilhada – Luis Mendes


O ativista e escritor Luis Mendes, lançou uma obra prima digna do Prêmio Jabuti, Conversa de Encruzilhada.


A obra engloba algumas das crônicas (ou, em alguns casos, como o próprio autor avisa, contos, histórias, pensamentos) publicadas ao longo destes últimos tempos pela internet. Seu olhar e sua voz se detém nos personagens e motivos da nossa realidade mais premente, a que nos alcança a todos, mas com muito intensidade à população mais carente, mais sofrida. No entanto, o peso do seus textos não vale somente pela escolha dos temas tratados, mas principalmente pela sua escrita afiada, empolgante, emocionante, sincera, finamente trabalhada.


Seus Contos / Crônicas urbanas, escritas no decorrer da vida, mesclam ficção e cotidiano da vida nas periferias da cidade de São Paulo, tendo como base, os acontecimentos triviais do dia a dia, trazendo como protagonistas os grupos vulneráveis da sociedade paulistana, que passam invisíveis aos olhos da grande cidade, como negros, mulheres, andarilhos, jovens, enfim, mesclado com figuras mitológicas das culturas africanas e europeias, com encontros e diálogos que promovem uma cartase entre o real e o imaginário, entre a realidade e o fantástico, levando à uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e ideológicas do nosso País, de maneira leve, mas ao mesmo tempo contundente. Tais encontros podem ocorrer nos mais variados lugares, mas em geral acontecem nas encruzilhadas, local conhecidamente mágico para a maioria dos brasileiros. Para tal, além das pesquisas, discussões que aparecem na rotina do dia a dia, seus textos trazem pesquisa de elementos culturais da cultura Yorubá, palco das principais crenças da população brasileira, evidenciando assim a miscigenação presente em nossa população, e que nas periferias da grande metrópole, não foge a regra.


A obra está disponível nas melhores livrarias e pode se adquirida pelo site da Desconcertos Editora.

____________________________________________________________________________________________________

- Luis Antônio Mendes, Escritor, Ativista Social, Educador, Músico da Unidos de Santa Bárbara, natural de São Joaquim da Barra, São Paulo, religioso de matriz africana, capoeirista, autor do livro Conversa de Encruzilhada, lançado pela Desconcertos Editora.

bottom of page