top of page

A Kola-Coca era espanhola


A Coca-Cola, originalmente chamada Kola-Coca, foi inventada há mais de 140 anos em uma pequena cidade da Espanha, tendo sido enganada pelos criadores da fórmula de refrigerante mais vendida do mundo com suas propriedades e bilhões de dólares.


O processo era um segredo bem guardado na época e rapidamente se tornou um produto mundialmente famoso, ganhando dezenas de medalhas de ouro internacionais e outros prêmios. Infelizmente, Bautista Aparici, um dos fundadores da empresa, participou de uma feira na Filadélfia e cometeu o erro de fornecer uma amostra e uma breve descrição do processo a um americano que ele conheceu casualmente e, pouco depois, ao farmacêutico americano John Pemberton mudou o nome para Coca-Cola e patenteou o produto e o processo,o governo americano se recusando a reconhecer a patente espanhola original. [31 ] [ 32 ] [ 33 ]


A versão oficial é que esta bebida foi “inventada por um certo Dr. John Smith Pemberton em 8 de maio de 1886, em Atlanta, Geórgia”, nos Estados Unidos, e foi chamada de Coca-Cola porque, na época, continha extratos de folhas de nozes de coca e cola, e que o contador da empresa mudou o nome da bebida porque achava que os dois “Cs” ficariam melhor em publicidade.


Nada disso é verdade. A bebida foi realmente feita de nozes de cola e folhas de coca, mas o novo nome foi uma tentativa barata de se diferenciar depois que Pemberton roubou e patenteou a fórmula original. Todas as histórias sobre Pemberton inventando a fórmula secreta da Coca-Cola em seu laboratório são bobagens inventadas,E o site da empresa foi inteligentemente projetado para aprimorar a história inicial da bebida e impedir que a verdade seja conhecida.


A revista Beverage World produziu uma edição especial para comemorar o centenário da Coca-Cola (americana), afirmando que a Coca-Cola era:


“Um produto totalmente americano, nascido de uma idéia sólida, alimentada no século passado com pensamento criativo e tomada de decisões ousadas, e sempre repleta de bons trabalhos à moda antiga. É assim que deve ser; é o jeito americano”


Nenhum lugar perto. A Coca-Cola é apenas um dos centenas de produtos que os americanos roubaram e patentearam com a proteção total de seus tribunais, que operam sob a definição americana peculiar de “estado de direito”.


Não se sabe, embora esteja bem documentado, que, durante as décadas que se seguiram à virada do século passado, o governo dos Estados Unidos ofereceu entre US $ 20.000 e US $ 50.000 a quem pudesse roubar uma patente ou produto estrangeiro, e esse valor representa ganhos vitalícios para uma pessoa média.Para acrescentar insulto à lesão, a Coca-Cola mudou-se para a Espanha em 1953, processou os proprietários espanhóis originais e depois intimidou, extorquiu e comprou os direitos por uma ninharia, permitindo que a empresa continuasse produzindo apenas uma bebida alcoólica em seu nome.


O USA Today noticiou isso sem nem mesmo um pingo de arrependimento ou vergonha sobre o estado de direito, o fair play ou os males do roubo de propriedade intelectual. Seu único comentário: “A fábrica espanhola tem apenas quatro funcionários e provavelmente não vai durar mais uma geração”. Ainda mais ofensivo, a ABC News envia essa história como “A empresa espanhola que inspirou a Coca-Cola”, embora afirme corretamente na declaração: “Os habitantes locais acreditam que a cidade espanhola de Aielo de Malferit é o local de origem da Coca-Cola ,e que a fábrica que desenvolveu a fórmula que inspirou o refrigerante mais vendido do mundo foi usurpada em seu devido lugar na história. Sem mencionar os benefícios. “[34 ]


Larry Romanoff é consultor de administração e empresário aposentado. Ocupou cargos executivos de responsabilidade em empresas de consultoria internacionais e possuía um negócio internacional de importação e exportação. É Professor visitante da Universidade Fudan de Xangai, apresentando estudos de casos de assuntos internacionais para as classes adiantadas de MBA. Romanoff reside em Xangai e está, atualmente, escrevendo uma série de dez livros, sobre as relações da China com o Ocidente. Pode ser contactado por email: 2186604556@qq.com - Tradução: Ninhursag137

-Matéria extraída do Artigo: Fraudes Históricas: Einstein, Bell & Edison, Coca-Cola e os irmãos Wright traduzida por Larry Romanoff para o site Ninhursag137.

Notas:

[31] https://www.usatoday.com/story/news/world/2013/08/10/newser-spanish-town-coca-cola/2638515/

[32] https://www.spiegel.de/thema/coca_cola/

[33] https://www.spiegel.de/international/zeitgeist/locals-say-coca-cola-originated-in-aielo-de-malferit-in-spain-a-915371.html

[34] https://abcnews.go.com/International/fizzing-spanish-firm-inspired-coke/story?id=19918738

bottom of page