top of page

Norbeto Bobbio, uma Reflexão do Poder

No final do ano, costumamos fazer em casa uma velha tradição alemã, que aprendemos com nossos vizinhos do bairro do boqueirão (Ctba), expressão que todos falam no período de dezembro “Hausputz”, (limpeza de casa).


Então, resolvi fazer um “Hausputz”, nas minhas coisas, e me deparei com esse texto em minha bagunça, texto esse, que faço um resumo do pensamento de Norberto Bobbio, um pensador italiano, que suas obras, abrangem uma variedade de temas dentro da filosofia política, teoria do direito e ciências sociais.

Aqui, vamos apresentar um pequeno resumo das obras mais conhecidas de Norberto Bobbio e na qual tive contato e destaquei em meu trabalho para a disciplina filosofia política ministrada pelo Professor Amanuel Apel da UFPR.


Na "Teoria do Ordenamento Jurídico", Bobbio discute questões relacionadas à teoria do direito, examinando o ordenamento jurídico e suas características, já na obra "O Conceito de Sociedade Civil", ele explora o conceito de sociedade civil, discutindo sua importância para a compreensão das relações entre Estado e indivíduos, obra fantástica, que faz um grande passeio pelo pensamento filosófico, mesmo que an passant.

Em um outro texto fantástico denominando, “Teoria Geral da Política", ele apresenta o "Estado, Governo, Sociedade” sob uma reflexão interessante, Bobbio, oferece uma análise abrangente sobre a política, explorando as relações entre Estado, governo e sociedade.


Já na obra "Liberalismo e Democracia", Bobbio examina as interações entre o liberalismo e a democracia, destacando a importância de ambos na garantia dos direitos individuais, porém, temos que ressaltar que a defesa do liberalismo apresentada nos seus textos, é o liberalismo clássico, sem o viés conservador tupiniquim.


Em 1990, Noberto Bobbio no texto "A Era dos Direitos", aborda a evolução dos direitos individuais ao longo da história e discute a crescente importância dos direitos humanos na sociedade contemporânea.


Outro texto que consegui saborear de uma forma escatológica, é o livro "O Futuro da Democracia: Uma Defesa das Regras do Jogo", livro este, que Bobbio nos oferece uma análise crítica sobre o futuro da democracia, defendendo a importância de respeitar as regras do jogo democrático, que de uma forma pontual nos alerta sobre a influência do poder econômico e de outras formas de poder que determinam diretamente no destino da democracia, neste sentido, recomendamos a leitura da obra “Como as democracias morrem” dos pensadores  Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, obra essa, que nos remetem uma reflexão dos pilares da democracia.  


Na sua obra o "Dicionário de Política" realizado com Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino, nos presenteia com uma obra de referência que fornece definições e análises de termos políticos, abrangendo uma ampla gama de tópicos, conceitos políticos e reflexões que fundamentam essa obra ímpar, que por sinal, recomendamos que todo filósofo, jornalista, sociólogo e advogados tenham como livro de cabeceira.  


Uma outra obra, "A Teoria das Formas de Governo", examina diferentes formas de governo, incluindo a democracia, a aristocracia e a monarquia, analisando suas características e vantagens/desvantagens e nós gabarita para uma leitura ampla das formas de governo.

  

Bem! Neste pequeno texto, apresentamos as obras de Norberto Bobbio e sua  extensa produção intelectual que nos ajuda a compreender a filosofia política, teoria do direito e ciências sociais.

 

Prof. Daniel Mota

_________________________________________________________________________________________________________________

Prof. Daniel Mota, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1996). Especialização em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) Campus Curitiba. Pós-graduando na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, Campus de Apucarana FECEA-PR. Professor com 30 anos de experiência na área da educação, em sala de aula com desenvolvimento de projetos educacionais nas áreas de Filosofia, História e Sociologia bem como consultoria educacional e financeira. Trabalhou por 25 anos no mercado financeiro, é funcionário da rede pública de ensino do Estado do Paraná, proprietário, editor do site Os Argonautas Mídia Alternativa, fundador e proprietário do projeto pela democratização da leitura, Sebo Apucarana.  

Comentarios


bottom of page