top of page

Relatos da Alma : Introdução.

Estou na meia-idade e desejo compartilhar algumas histórias que marcaram profundamente minha alma, meu ser e foram fundamentais em minha existência. Relatos que hoje me levam a uma reflexão não racional, mas existencial e filosófica sobre o racismo.


Então, decidimos resgatar e produzir uma série de texto, reflexões, relatos casos reais que passamos em situações de racismo.


Tudo começa na infância, quando não conseguimos compreender racionalmente o racismo, mas sim de maneira emocional. Nesse processo de compreensão, nos deparamos com alguns paradigmas que não entendemos e pelos quais não conseguimos optar por uma solução simples e elementar.


Buscando em minha alma as cicatrizes, é um trabalho doloroso que gerou certo ressentimento, angústia, revolta e ceticismo em relação ao ser humano. Percebemos que poderia haver um desfecho diferente, mas isso não ocorre porque não é conveniente, não é do interesse encontrar soluções adequadas aos fatos ocorridos nessa jornada em relação ao racismo.


Acredito que seja necessário ser objetivo nos relatos da minha alma, reproduzindo as cicatrizes e as circunstâncias de formação do meu ser e da minha alma, revelando quem sou. Apresentarei, em forma de relatos, meus sentimentos e como foram minhas experiências sob o prisma do racismo, que diariamente afeta a mim e a muitos outros devido a atos covardes que marcam a alma daqueles que sofrem ou já sofreram com o racismo.


Esse racismo se manifesta de forma sutil, camuflado em palavras doces, olhares, recusas e até mesmo em agressões físicas. Pretendo demonstrar, por meio das palavras, alguns sentimentos que apenas quem sofre com o racismo consegue entender. Esse é um sentimento imperceptível para aqueles que carecem de empatia.

 

Prof. Daniel Mota


*Esse texto que faz parte de uma coletânea sobre o racismo e as experiências racistas que nos deparamos ao longo de nossa existência.

_______________________________________________________________________________________________________________

Prof. Daniel Mota, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1996). Especialização em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) Campus Curitiba. Pós-graduando na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, Campus de Apucarana FECEA-PR. Professor com 30 anos de experiência na área da educação, em sala de aula com desenvolvimento de projetos educacionais nas áreas de Filosofia, História e Sociologia bem como consultoria educacional e financeira. Trabalhou por 25 anos no mercado financeiro, é funcionário da rede pública de ensino do Estado do Paraná, proprietário, editor do site Os Argonautas Mídia Alternativa, fundador e proprietário do projeto pela democratização da leitura, Sebo Apucarana.

コメント


bottom of page