Um salve, vida longa ao Hip-Hop que pede passagem com o Rafa Na Raça!

Apucarana aos poucos está se transformando em uma pequena metrópole no interior do Paraná, caminho esse perceptível nas ruas, na estrutura urbana e na cultura. Pensar em Apucarana 10 anos atrás, pouco percebíamos em nossos becos e vielas a cultura urbana transitando em nosso meio.

Nesta antropologia cultural, temos a presença de diversos artistas que dão um novo ar, urbano e jovial à nossa cidade alta.


Uma presença ímpar que não passa despercebida no meio cultural é o jovem talento, músico, escritor, poeta e rapper Rafael Ferreira Vieira, mais conhecido como “Rafa Na Raça”, um artista apaixonado pela cultura, pela arte e pela música. Um talento ímpar, que deixa sua marca cultural por onde passa.


A trajetória do Rafael não foge da regra, e é a mesma como de muitos artistas neste Brasil, onde a cultura dominante ofusca o espaço da genuína cultura da periferia e de nossos nativos.



O escritor e rapper apucaranense Rafa Na Raça tem uma longa trajetória por festivais, shows e turnês divulgando o Hip-Hop e sua arte com maestria.

Na sua biografia podemos encontrar uma obra literária intitulada “Perplexía” produzida de forma independente, que narra de forma poética a visão sensível do artista sobre os dramas e alegrias dos jovens da periferia.


O livro é peculiar, com uma originalidade que vale a pena ser lida e degustada aos poucos, pois faz várias narrativas em poesia dos periféricos. Sobre o livro, não podemos esquecer do acabamento, da qualidade artística e diagramação da obra, impecável, que não deixa a desejar.


Outro campo bem explorado pelo nosso artista, é a música, especificamente o Hip-Hop onde o cara manja demais e manda muito bem!


O Rafael é um guerreiro incansável, que todos os dias se inspira e vai à luta, contra as mazelas e descasos com nossos jovens, um rapaz que não espera as coisas acontecerem, ele faz, ele corre, luta e sonha com uma comunidade mais justa com os filhos dos trabalhadores.



O Rapper em sua jornada pela dignidade de nossos jovens, acredita que um dos caminhos para a inclusão cultural é a democracia, a participação política através do diálogo e usa seu tal

ento e a música para pavimentar essa jornada.


Ele, aos poucos, está pavimentando esse caminho através de seu trabalho, no qual consegue fazer a ligação de diversos artistas locais com artistas de outros Estados, especificamente São Paulo, por onde recentemente passou um tempo divulgando seu trabalho e dos rappers de nossa região.


O mais incrível deste jovem talento é a sua aceitação nos diversos espaços culturais e no meio acadêmico, pois seu trânsito em todos os espaços tem fortalecido a cultura do Hip-Hop, bem como abrilhantado todo evento que participa.

O portfólio do Rafa na Raça é vasto, onde conseguimos fazer um pequeno levantamento para que vocês conheçam um pouco do trabalho dele.


Como poeta possui mais de 200 poesias, como escritor um livro editado, como compositor mais 08 canções gravadas de maneira individual, 10 canções em parcerias e outras tantas participações entre apresentações e shows, aproximadamente 80 ao longo da carreira. Fez parte do grupo de Hip-Hop “União Lado Torre” de 2005 até meados de 2016, onde seguiu sua trajetória solo.


O nosso versátil rapper possui vários vídeos clips conhecidos pelo público, entre eles, temos o Metralhadora Giratória de Palavras, sendo ele a primeira faixa do disco Brasil-Navalha de Parente Pra Parente, também no currículo de nosso amigo, temos um Documentário Doc. Brasil Navalha, que , como os outros trabalhos, tem que ser conferido e apreciado.

O trabalho deste jovem talento tem por objetivo e intuito de levar a cultura para a periferia e divulgar na outra ponta social a mensagem dos dramas e batalhas dos moradores de nossa comunidade. Ele e outros parceiros do Hip-Hop são as vozes do nosso povo.


Bem! Com essa matéria desejamos ao Rafa Na Raça todo sucesso em sua jornada, sabemos que ele tem talento para chegar aonde quiser!


Um salve, vida longa ao Hip-Hop que pede passagem com o Rafa Na Raça!


Daniel Mota

________________________________________________________________________________________________________________

Fonte:

Vídeo Clipe 01: RAFA NA RAÇA - METRALHADORA GIRATÓRIA / Beat Zapcost/SulReal / VIDEO OFICIAL : GBR FILMS TV

Vídeo Clipe 02: Doc. Brasil Navalha

Vídeo Clipe 03: CYPHER FURMIGUEIRU - BANCA FORTE - Rafa na Raça, L.N.S, Agamenon, Zapcost, Tim, D'La Rocha

Imagem 01: Alex Rocha Fotografias

Imagem 02: Alex Rocha Fotografias

Imagem 03: L.N.S Oficial

Mídia Alternativa independente sem fins lucrativos e sem recursos financeiros - Terras Altas dos  Apukás - Apucarana - Paraná - Brasil

RSS Feed
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2016 / 2020 - Todos os direitos reservados  -  "OS ARGONAUTAS"